Notice: Undefined index: post_type in /var/www/html/wp-content/themes/huntington/functions.php on line 427
Infertilidade Masculina - Huntington

infertilidade

Masculina

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    o que é a infertilidade

    masculina?

    A infertilidade ainda é um problema muito relacionado às mulheres. Mas a infertilidade masculina é uma realidade.  Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo pode sofrer com problemas de infertilidade durante a vida, independente de gênero. 

    Guilherme Wood, urologista especialista em reprodução assistida aqui na Huntington, afirma que cerca de 50% dos casos de infertilidade dos casais que chegam para a nossa equipe, possui o fator masculino, seja de forma principal, ou secundária, em que a mulher também apresenta condições inférteis. 

    Então, a investigação de um possível quadro de infertilidade masculina, é tão importante quanto a investigação da infertilidade feminina. Pois investigando ambos, o especialista pode encaminhar tratamentos mais assertivos e assim, o casal obter sucesso no desejo de engravidar. 

    Possíveis causas da infertilidade masculina

    A infertilidade masculina corresponde à incapacidade do homem em produzir espermatozoides em quantidade ou qualidade suficiente para fecundar o óvulo e resultar na gravidez.

     A capacidade reprodutiva do homem pode ser influenciada por hábitos de vida como fumar, ingerir bebidas alcoólicas frequentemente, estar acima do peso ou fazer uso de substâncias ilícitas – o que diminui a produção e a qualidade dos espermatozoides.

    Entretanto, muitas vezes a infertilidade masculina pode ser decorrente de doenças como alterações na anatomia do sistema reprodutor, infecções, alterações hormonais ou genéticas. Todos estes fatores podem interferir diretamente na produção dos espermatozoides. Confira alguns dos principais fatores:

    Azoospermia

    Azoospermia é uma condição na qual um homem não tem espermatozoides em seu sêmen. Isso pode acontecer por várias razões, como problemas nos testículos, obstrução nos ductos que transportam os espermatozoides, ou até mesmo por questões genéticas. A causa da falta de espermatozoides deve ser avaliada clinicamente. 

    Pouca mobilidade dos espermatozoides ou espermatozoides anormais

    Os espermatozoides podem ter dificuldade em se mover ou podem ter formas incomuns. Isso pode ser um problema na fertilidade, já que eles precisam nadar eficientemente e ter a forma correta para fertilizar um óvulo com sucesso. Isso pode afetar a capacidade de conceber um bebê naturalmente. 

    Mas a consulta com o médico especialista é fundamental para que se tenha esclarecimentos tanto para tentar de forma natural, ou procurar alternativas na reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV) ou inseminação artificial

    Vasectomia

    Embora a vasectomia seja uma forma eficaz de controle de natalidade permanente, pode causar infertilidade masculina porque impede a liberação de espermatozoides durante a ejaculação. 

    Algumas vezes, mesmo após a reversão da vasectomia, a produção de espermatozoides pode ser prejudicada, resultando em infertilidade permanente. 

    Varicocele

    A varicocele é uma condição na qual as veias dentro do testículo ficam dilatadas e aumentadas. Isso pode acontecer devido a uma falha nas válvulas que regulam o fluxo sanguíneo nas veias testiculares.

    Embora nem todos os homens com varicocele experimentem problemas de fertilidade, é uma das principais causas tratáveis de infertilidade masculina. O tratamento pode envolver alguns medicamentos iniciais, e principalmente, uma microcirurgia para corrigir a questão. 

    Infecções sexualmente transmissíveis (Ists)

    As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) podem ser uma causa significativa de infertilidade tanto em homens quanto em mulheres. Isso ocorre porque algumas ISTs podem causar danos aos órgãos reprodutivos, interferindo na capacidade de concepção.

    Disfunções Hormonais

    Assim como nas mulheres, disfunções e desequilíbrios hormonais também podem ser causa de infertilidade nos homens.

     Como por exemplo, baixos níveis de testosterona, que vão afetar diretamente a produção de espermatozoides. Assim, prejudicando a função reprodutiva masculina. Esses problemas devem ser verificados em consulta com médico urologista e endocrinologista.

    Teste de fertilidade masculina

    Uma das principais dúvidas que surgem quando o homem tem desejo de verificar sua fertilidade, é quais são as opções de teste de fertilidade masculina que estão disponíveis. Mas antes, é importante entender como acontece o diagnóstico.

    A maior parte dos homens descobre sobre a infertilidade na tentativa de começar uma gravidez junto com sua parceira.

    Porém, é muito importante que um médico seja procurado para compreender se você ou sua (seu) parceira(o) passam por algum problema relacionado à infertilidade.

    É fundamental buscar um médico para fazer exames de investigação. Caso seja detectado algo, quanto mais cedo for tratado, mais chances de solucionar. 

    Exames de fertilidade masculina

    Diversos exames podem fazer parte de uma investigação de infertilidade masculina. O espermograma costuma ser o primeiro solicitado pelo médico especialista. A partir dos resultados, mais testes podem ser solicitados e encaminhamentos também já podem ser sugeridos. Confira mais detalhes sobre cada um dos exames:

    Espermograma

    Exame básico da análise da Fertilidade Masculina, que avalia os espermatozoides e o líquido seminal. Com base no resultado, o médico terá melhores informações para conduzir o tratamento de infertilidade.

    Teste de fragmentação do DNA espermático

    Teste em que é mapeado a porcentagem de espermatozoides com alterações de DNA.

    Exames de imagem

    Exames de imagem complementares para auxiliar no diagnóstico do paciente podem ser solicitados, como a ultrassonografia testicular com Doppler colorido.

    Dosagens hormonais

    Exame que avalia alterações nas taxas hormonais envolvidas na produção dos espermatozoides – como o LH, FSH (hormônios essenciais para desenvolvimento dos espermatozoides nos testículos) e a testosterona.

    Avaliação genética

    Em alguns casos deve ser feita a investigação de causas genéticas para a infertilidade masculina, principalmente nos casos mais graves. Os testes mais comuns são o cariótipo, pesquisa de microdeleções do cromossomo Y e a pesquisa de alterações nos genes da fibrose cística (CFTR).

     

    Principais tratamentos para a infertilidade masculina

    É válido destacar que o tratamento é sugerido pelo médico responsável de acordo com o quadro de cada paciente. E essa decisão é tomada após verificar os resultados dos exames realizados. 

    A depender do caso, podem ser recomendados medicamentos, intervenção cirúrgica ou tratamentos de fertilidade para iniciar uma gravidez. Veja os principais:

    TRATAMENTO HORMONAL

    Indicada quando a infertilidade masculina está relacionada a uma alteração hormonal do paciente.

    REVERSÃO DE VASECTOMIA

    Pacientes com vasectomia podem optar pela reversão da vasectomia para tentar novamente gestações naturais, com boas taxas de sucesso.

    VARICOCELECTOMIA

    Em alguns casos, o tratamento cirúrgico da varicocele pode melhorar as chances de gravidez natural e trazer melhoras taxas de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida, como inseminação e Fertilização in Vitro.

    Em casos que a gravidez natural não é efetivada, mesmo com os tratamentos acima, as principai técnicas de reprodução assistida podem ser indicadas:

    Fertilização in vitro (FIV)

    Indicada principalmente quando o casal possui dificuldade em engravidar naturalmente.  Aqui, os óvulos e espermatozoides são colocados juntos em uma placa de cultura e a fertilização acontece naturalmente.

    Depois, é realizada a introdução dos melhores embriões dentro do útero materno. 

    Fertilização in vitro ICSI

    Procedimento indicado em casos de infertilidade masculina grave, quando a contagem dos espermatozoides é muito baixa. 

    Nesse método da FIV, um único espermatozoide é injetado diretamente dentro do óvulo, em vez de deixar que os espermatozoides fertilizem o óvulo por conta própria.

    Exames para Diagnóstico de Infertilidade Masculina

    Exame básico da análise da Fertilidade Masculina, que avalia os espermatozoides e o líquido seminal. Com base no resultado, o médico terá melhores informações para conduzir o tratamento de infertilidade.

    Teste em que é mapeado a porcentagem de espermatozoides com alterações de DNA.

    Exames de imagem complementares para auxiliar no diagnóstico do paciente podem ser solicitados, como a ultrassonografia testicular com Doppler colorido.

    Exame que avalia alterações nas taxas hormonais envolvidas na produção dos espermatozoides – como o LH, FSH e a testosterona.

    Em alguns casos deve ser feita a investigação de causas genéticas para a infertilidade masculina, principalmente nos casos mais graves. Os testes mais comuns são o cariótipo, pesquisa de microdeleção do cromossomo Y e a pesquisa de alterações nos genes da fibrose cística (CFTR).

    Principais tratamentos para a infertilidade masculina:

    Vale ressaltar que os tratamentos para a infertilidade masculina variam de acordo com a situação clínica do paciente. A depender do caso, podem ser recomendados medicamentos, intervenção cirúrgica ou tratamentos de fertilidade para iniciar uma gravidez. Os principais tratamentos são:

    Tratamento
    Hormonal

    Indicada quando a infertilidade masculina está relacionada a uma alteração hormonal do paciente.

    Inseminação
    Artificial

    Tratamento de reprodução assistida, indicado em casos de fatores masculinos leves.

    Fertilização
    In Vitro

    Indicada principalmente quando o casal possui dificuldade em engravidar naturalmente.

    Fertilização
    In Vitro ICSI

    Indicada quando o gameta masculino possui alguma variação em sua estrutura natural.

    REVERSÃO DE
    VASECTOMIA

    Pacientes com vasectomia podem optar pela reversão da vasectomia para tentar novamente gestações naturais, com boas taxas de sucesso.

    VARICOCELECTOMIA

    Em alguns casos, o tratamento cirúrgico da varicocele pode melhorar as chances de gravidez natural e trazer melhoras taxas de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida, como inseminação e Fertilização in Vitro.

    FAQ: Infertilidade Masculina

    A varicocele é a principal causa da infertilidade masculina, sendo encontrada em 40% dos casos de infertilidade primária (casal sem filhos) e em até 80% dos quadros de infertilidade masculina secundária, em que o casal tem filhos, mas não consegue engravidar novamente. Trata-se da dilatação anormal das veias que fazem parte do cordão espermático, no testículo.

    O tratamento mais comum é a intervenção cirúrgica. Nos casos em que não há indicação cirúrgica, o casal pode recorrer à Fertilização in Vitro (FIV).

    Existem muitas situações clínicas que podem causar a infertilidade masculina. É muito importante consultar com o médico, realizar exames e fazer uma avaliação sobre os hábitos de vida, que também influem na fertilidade.

    Entre as causas ainda não citadas, podemos destacar a ausência de espermatozoides na ejaculação (azoospermia); baixa produção de espermatozoides (oligozoospermia); alterações na forma e na mobilidade dos espermatozoides; doenças como o câncer (a radioterapia e a quimioterapia podem afetar o aparelho reprodutor); obesidade e diabetes; doenças neurológicas; disfunções sexuais; uso de drogas anabolizantes esteroides ou de certos tipos de medicação, como alguns diuréticos e hipotensores. Tabagismo, torção de testículo, criptorquidia (quando o testículo nasce fora da bolsa), infecção de testículo por caxumba e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) também podem levar o homem à infertilidade.

    A resposta é sim.

    A infertilidade masculina pode ser atribuída a causas pouco aparentes. Fatores como causas prováveis da infertilidade masculina são: sobrepeso e obesidade, má qualidade de hábitos alimentares e o estresse.

    Embora continue produzindo espermatozoides, o avanço da idade tem uma certa influência na fertilidade masculina. A partir dos 40 anos de idade, os níveis de testosterona no organismo tendem a diminuir lentamente, e há uma queda da qualidade dos espermatozoides e aumento da fragmentação do DNA espermático.

    Para a grande maioria existe sim uma alternativa para reverter a infertilidade masculina. São diversos tratamentos que podem ser aplicados, a depender da situação do paciente.

    Em todo caso, procure sempre um médico para a avaliação da situação e para receber um prognóstico a respeito da possibilidade de tratamento.

    Dúvidas sobre infertilidade masculina?

    FOCO NA

    FERTILIDADE

    Materiais educativos sobre infertilidade masculina