Você sabia que a obesidade é um fator importante para a fertilidade?
⠀
Para mulheres, o excesso de gordura atrapalha tanto a produção quanto a metabolização do estrogênio, podendo acarretar em problemas de ovulação. Além disso, o sobrepeso pode afetar a qualidade dos óvulos e a receptividade do útero para a implantação, por ser uma condição que ocasiona inflamação para todas as células do organismo. A Síndrome do Ovário Policístico (ou SOP), por exemplo, também é mais comum em mulheres acima do peso.
⠀
Para homens o peso interfere diretamente na produção (quantidade, mobilidade) de espermatozoides e na qualidade do esperma. Isso acontece porque a obesidade altera os níveis testosterona, o que também pode causar perda da libido e dificuldade de ereção, e aumenta o estradiol. Além destas alterações hormonais, o sobrepeso aumenta a temperatura testicular, o que ocasiona prejuízo à produção dos espermatozoides.
⠀
A composição corporal e qualidade da alimentação desempenham um papel importante durante o tratamento para a fertilidade. Pensando nisso, o Grupo Huntington tem uma equipe especializada no acompanhamento nutricional.
⠀
Para saber mais, entre em contato conosco.