Essa semana no Papo de Amiga vamos falar sobre o Outrubro Rosa, um mês muito significativo para todas nós mulheres, que abrange fertilidade, gravidez, maternidade, saúde, família, enfim, a essência de toda a mulher. Mais do que um mês de campanha contra o câncer de mama, é a luta pela prevenção e vida de todas as mulheres e homens que também podem ser acometidos pelo câncer de mama.
Quem tem algum caso próximo, ou já passou por isso, com certeza, tem ainda mais forte e presente a importância dessa campanha.
E você já sabe fazer seu autoexame? Não deixe para amanhã, faça seu autoexame e converse com seu médico sobre o assunto O autoexame deve ser feito a partir da primeira menstruação, todos os meses, logo após a menstruação. Eu sei que a grande maioria não tem esse hábito, confesso que eu também não, mas tenho tentando fazer disso uma rotina, pois é simples e não vale arriscar por preguiça, não é?
De qualquer forma, é importante salientar que o autoexame não excluí a avaliação médica e outros exames preventivos, ele é mais um procedimento simples que pode auxiliar. Você não sabe fazer o autoexame ou tem dúvidas?! Então essa explicação vai te ajudar:
Você sabia, que a primeira mamografia é indicada aos 35 anos e a partir dos 40 anos ela deve ser realizada anualmente? Claro que isso precisa ser revisto, quando há fatores de risco, como casos na família, fumantes, pessoas que já tiveram a doença, idade, etc. Outro exame de prevenção que o médico pode solicitar é a ecografia/ultrassonografia mamária.
Previna-se, cuide-se, pois se detectado precocemente, as chances de cura do câncer de mama são de 95%! Muitas vezes a gente sabe, acha importante, mas acaba não trazendo para o dia-a-dia, pois até inconscientemente, pensamos que não vai acontecer com a gente. O pensamento positivo em si é ótimo, mas não podemos nos descuidar e são atitudes tão simples, que podem salvar a nossa vida, não é?
Quanto a fertilidade, hoje cada vez mais a medicina está avançando e podendo nos ajudar nisso, então se a pessoa precisar se submeter a procedimentos evasivos, existem métodos para preservar a fertilidade, como congelamento de óvulos e esperma. O mais importante de tudo, é não deixar de buscar ajuda e se tratar.
Então é isso amiga, vamos aderir essa campanha e cuidar da nossa saúde e da nossa família!
Alê Nunes, mãe e blogueira
Fontes de pesquisa: IMAMA, INCA e FEMAMA