Amiga, quando a gente planeja e/ou vai ser mãe pela 1ª vez, vivemos uma fase de sonhar como vai ser quando estivermos com aquela barriga linda de grávida, como vai ser perfeito fazer o enxoval, decorar o quartinho, ter um parto perfeito, um bebê lindo e saudável, como vai ser maravilhoso amamentar nosso filho. Tudo de bom, curtimos nosso futuro bebê mesmo antes dele ser gerado.
Mas o que mais é interessante a gente também saber?! Bom, essa foi a pergunta que uma amiga me fez a um tempo atrás, e pensando um pouquinho, a minha resposta para ela foi que, maternidade é tudo de bom, mas gostaria que alguém tivesse me dado algumas dicas, como:
– nem toda a mulher tem sintomas quando engravida, isso não quer dizer que tem algo errado!
– prepare-se para ter um filho, mesmo antes de engravidar: cuide da sua saúde física e emocional, pode não acontecer tão rápido quanto você imagina!
– planejar é bom, mas planejar demais também pode atrapalhar! Isso porque, conseguir engravidar facilmente, ter uma gestação exatamente como você imagina, um parto perfeito, um bebê calminho e que nasça naquele mês exato que você planejou, a realidade pode não ser tão exata.
– nem sempre é amor à primeira vista! Ter um filho é maravilhoso, mas aquele amor infinito que imaginamos sentir no exato momento do nascimento, às vezes pode ir crescendo dia-a-dia e isso não quer dizer que você é uma mãe pior ou melhor.
– o mais importante saber sobre à amamentação é a pega correta do bebê! É ela que vai fazer toda a diferença para conseguir amamentar seu bebê!
– nos primeiros três meses a amamentação pode ser dolorida, pois é uma fase de adaptação sua e do seu bebê.
– converse com o futuro papai, envolva ele durante todo o processo, à decisão é do casal não só do pai ou da mãe!
– não existe mãe perfeita! Nem melhor ou pior! Cada mãe é única, não existe comparação! Aliás comparações não são uma boa pedida quando o assunto é fertilidade, gravidez, maternidade e filhos!
Essas dicas não são nenhuma regra, são apenas assuntos que também fazem parte dessa fase que vai da fertilidade à maternidade 😉
Alê, mãe e blogueira