Qual o melhor período para engravidar?
É chamado de período fértil a época do mês em que aumentam as chances de o casal conseguir uma gravidez de sucesso. Considera-se que esse intervalo de tempo compreende três dias antes e três dias depois da ovulação.
Para as mulheres que têm um ciclo regular, de 28 dias, seria o 14º dia, contado a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o período fértil compreende desde o 11º até o 16º dia.
Para os casais que estão desejando engravidar, a recomendação é intensificar as relações sexuais nesse período.
Quando uma mulher tem um ciclo menstrual regular, de 28 dias, é possível calcular com mais exatidão sua data de ovulação, que geralmente ocorre 14 dias depois do primeiro dia da última menstruação.
Como a ovulação pode variar alguns dias, para mais ou para menos, em cada ciclo, o ideal, para quem está tentando engravidar, é considerar o período fértil – e não o dia da ovulação. Esse período compreende os seis dias ao redor da ovulação.
Já para as mulheres que têm ciclos irregulares, o ideal é fazer o cálculo do período fértil, pois é muito difícil identificar com precisão o dia exato da ovulação.
O melhor período para engravidar é conhecido como “período fértil” e é considerado o conjunto de 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação, ou seja, o período entre o 11º e 16º dia após o primeiro dia da última menstruação.
Mulheres que estejam querendo engravidar devem, então, manter relações sexuais desprotegidas nesse período. Já mulheres que estão tentando evitar uma gravidez devem ter cuidado para evitar ter relações desprotegidas nesse período.
Uma calculadora de ovulação calcula a probabilidade de você liberar um óvulo em um dia específico do ciclo menstrual. Um calendário de fertilidade indica os dias nos quais você tem mais chances de engravidar ao ter relações sexuais.
Quando um ovário libera um óvulo, isso é conhecido como ovulação e acontece uma vez durante o ciclo menstrual. Uma calculadora de ovulação fornece uma estimativa da probabilidade de a ovulação acontecer em determinados dias no ciclo e pode ajudá-la a identificar os dias mais férteis. Essas calculadoras medem o primeiro dia da última menstruação e a duração do ciclo menstrual para indicar um intervalo de dias quando talvez você libere um óvulo.
Depois que um óvulo é liberado, ele só sobrevive por até 24 horas; por isso, saber quando a ovulação acontece indica uma janela de fertilidade muito estreita para as relações sexuais. A boa notícia é que você tem mais dias férteis para poder engravidar, uma vez que a chance de concepção não depende só da duração do óvulo, mas também da duração do espermatozoide. O espermatozoide pode sobreviver no seu organismo por até 5 dias após as relações sexuais; então, você pode engravidar mesmo que tenha tido relações sexuais 4 ou 5 dias antes da ovulação. A janela de fertilidade é o número de dias que o óvulo e o espermatozoide podem sobreviver, e ela corresponde a cerca de 6 dias normalmente.
Os 2 dias mais férteis durante essa janela de fertilidade de 6 dias são conhecidos como os dias do pico de fertilidade. Trata-se do dia antes da ovulação e do dia no qual ela acontece. Um teste de ovulação mede o aumento de hormônio luteinizante (LH), que só acontece 24 a 36 horas antes da ovulação; assim, você pode identificar com precisão os 2 dias mais férteis.
Use nossa calculadora de ovulação para ter uma estimativa de quando acontece a ovulação. Quanto mais você conhecer seu ciclo, mais fácil será saber sua janela de fertilidade.
dúvidas sobre calculadora de ovulação?
Conheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça como a Fertilização in Vitro pode ajudar Casais Homoafetivos na Expansão de suas Famílias
Ler maisTudo o que você precisa saber sobre fertilidade e congelamento de óvulos
Ler maisA Huntington apresenta o bate-papo com a Dra. Flávia Torelli!
Ler maisBlog, podcast, webinários, revista, e-books. Em diferentes canais e plataformas, a Huntington busca auxiliar mulheres, homens e casais, através do acesso à informação qualificada e atualizada, a entender mais e melhor sobre fertilidade e reprodução assistida.
Responsáveis técnicos:
Dr. Eduardo Leme Alves da Motta CRM-SP 58.933 | RQE 43.681
Dr. João Pedro Caetano CRM-MG 22.196 | RQE 43.380, 23.326
Dra. Claudia Gomes Padilla CRM-SP 114.419 | RQE 660.891
HUNTINGTON CENTRO DE MEDICINA REPRODUTIVA S.A. | CNPJ: 00.655.037/0001-58